De malas feitas...

Pois é, chegou o dia.

As malas estão prontas e espero não me esquecer de nada importante. Cá vou eu, dar o salto para uma nova vida. A fazer figas e só com um pensamento... Tudo vai correr bem!

É assim que fecho a porta de uma etapa da minha vida e abro as asas no caminho de outra.

Vamos a isso, sem medos. Quem não arrisca nunca saberá!


16 de fevereiro de 2013

Grândola Vila Morena...

E porque a minha vida não se faz apenas de frivolidades e coisas alheias ao mundo que me rodeia... e porque sou muito mais do que aquilo que escrevo quase diariamente neste espaço, e porque há coisas que me arrepiam e me deixam de lágrima caída... este é um post que vai muito mais além do que se passou ontem na Assembleia da Republica.
Eu não sou do tempo da ditadura, mas tive a sorte de ter uma educação privilegiada  e de ter aprendido e compreendido muito bem tudo o que se viveu na altura do Salazar. Talvez também, por ter vivido durante muito tempo, junto de verdadeiros lutadores, que estiveram na linha da frente, outros que foram presos e sujeitos a torturas, pessoas que lutaram com todas as forças para que tivéssemos um pais livre, para que nos pudéssemos manifestar, para que pudéssemos ser o que realmente queremos ser, para que não nos calem nunca. E, (eu sei que não parece), eu sinto muito mais do que mostro. E continuo, mesmo longe, mesmo estando feliz com a minha partida, continuo a amar e trazer bem guardado no meu coração, o meu querido Portugal!
Tenho muita pena, mesmo muita pena, que os jovens de hoje não percebam a importância desta questão!

Sei também que muitos dos portugueses se perguntam diariamente, se terá valido a pena... a luta, a dor, o sacrifício  E eu digo, a plenos pulmões, SIM, valeu! Não pela politica corrupta e suja que temos hoje, mas porque hoje o podemos dizer abertamente. Porque nos podemos expressar, porque podemos invadir a Assembleia e cantar, porque podemos escrever, ler, ver e ouvir o que nos apetece. E isso, é uma liberdade incondicional e incomparável.
E tenho pena, quando há pessoas que pensam que se vivia melhor... porque nos mostra tudo aquilo porque lutamos contra, o consumismo, o poder desmedido, a corrupção!!!

E, esta é a minha e só minha opinião, temos um pais corrupto e sujo, que vai muito mais além das classes politicas, que é muito mais alto que um Sr. Primeiro Ministro. Este Senhor, é apenas um fantoche nas mãos dos verdadeiros criminosos. E mais ainda, peço que olhem uns para os outros com olhos de ver. Será que não tem mesmo culpa no que está a acontecer? Mesmo nenhuma? Fomos influenciados, vencidos por uma classe publicitária consumista muito baixa. Fizeram-nos acreditar nas facilidades, na compra, no crédito e no endividamento. É verdade sim! Mas nunca, nunca deram o passo por nós, nunca nos obrigaram a assinar contratos, nunca nos obrigaram a tomar decisões, e acima de tudo, nunca nos obrigaram a pensar que a "galinha do vizinho é melhor que a minha". Esse, foi um erro nosso, apenas e só nosso, que teremos de arcar com as consequências dos nossos actos.
Desta forma, e se todos o fizermos, temos de levantar o nosso pais com dignidade.
Claro está, que todos esses corruptos sujos têm de fazer o mesmo! Claro, que até deveriam ser os primeiros... mas... não nos podemos descartar das nossas obrigações.

E posto isto, assim de levezinho, termino com o video que me arrepiou, até porque somos muito maiores e muito mais fortes a cantar, do que a atirar pedras da calçada contra pobres coitados, que nem sequer tem o direito a se manifestar.
(E sim, teria sido bonito, ver o Sr.Primeiro Ministro a elevar a voz e cantar junto do povo. Afinal, mais ou menos, bem ou mal, estamos todos na mesma guerra.)

Grândola Vila Morena, na Assembleia da Republica

Ponham os olhos nisto, minha gente!

2 comentários:

  1. sou uma portuguesa kota que tb vive na Holanda. País que me acolheu aos 52 anos e onde me sinto muitíssimo bem. Fui eu q escolhi este país para viver, saí de Portugal por opção de vida e tb por uma imensa desilusão daquele não ser mais o país por que lutei toda a minha vida.

    Gosto de te ler. Leio-te há imenso tempo, acho até que desde o início.

    Hoje apeteceu-me escrever aqui... Junto a minha emoção à tua.
    Bem ajas.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Manela por me seguires, por gostares e por partilhares comigo, este sentimento que so os portugueses entendem. Nao me arrependo da opcao que tomei, mas isso nao invalida o enorme amor que tenho ao meus pais, ao sol, a boa comida, o mar salgado, as pessoas fantasticas, etc etc.
    E por isso, percebo muito bem o sentimento de revolta e abandono de muitos portugueses.
    Obrigado mais uma vez, e espero poder ajudar-te, ou no minimo, animar-te e fazer-te sentir que nao estas sozinha.
    Patricia Valente

    ResponderEliminar