De malas feitas...

Pois é, chegou o dia.

As malas estão prontas e espero não me esquecer de nada importante. Cá vou eu, dar o salto para uma nova vida. A fazer figas e só com um pensamento... Tudo vai correr bem!

É assim que fecho a porta de uma etapa da minha vida e abro as asas no caminho de outra.

Vamos a isso, sem medos. Quem não arrisca nunca saberá!


13 de dezembro de 2011

Maassluis, Delft e Roterdão I

Este fim de semana foi tempo de passeio e de rever amigos (ou a minha família nas holandas).
Soube tão bem... uma lufada de ar fresco! Depois de tanto stress com a casa, trabalho, a aproximação do Natal, que vou passar por cá, e me deixa um bocadinho triste... meses sem ter tempo para passear e explorar outras cidades sem andar a olhar para o relógio... e quando isto acontece em boa companhia, ainda sabe melhor!
Obrigada X e R, pela hospitalidade, a informação turística, o tempo gasto comigo, a boa comidinha... etc etc

Bem, começo por uma aventura de 2.30min de comboio... pela primeira vez andei de inter-cidades na Holanda. Não é muito diferente de Portugal. Quentinho e razoavelmente confortável. Em Portugal, já temos uns mais modernos, com acesso á Internet e etc... estes não têm esses luxos, mas por outro lado, a viagem (da parte em que não estava no mundo dos sonhos), é bonita... entre canais, campos, pequenas localidades e grandes cidades. Uma das coisas boas, é que há um ecrã que nos vai dizendo onde estamos, para onde vamos e a que horas chegamos. O que é óptimo para quem não consegue perceber muito bem o que o Sr. vai dizendo. Não apenas pela língua, mas também pelo som rouco das colunas... é uma mistura difícil de compreender para quem não tem o domínio total do holandês.
A meio do caminho, aparece uma Sra. a fazer lembrar os cinemas antigos, com uma parafernália de coisas boas... café, chá, chocolate quente, leite com chocolate, bolachinhas... é no mínimo engraçado.

A minha primeira paragem foi em Roterdão. O comboio passa mesmo ao lado do Zoo. É giro para os viajantes, que podem ver alguns animais, mas sinceramente, acho muito triste os animais estarem constantemente a ouvir o barulho dos comboios.
A estação é enorme... e como não sabia qual a plataforma dos comboios para Maassluis, tive de descer, ir á zona principal, procurar o ecrã com a informação, e tentar perceber onde me dirigir... plataforma 11b... ?!?!?! Parece coisa á Harry Potter...:D
Bem... lá fui eu, a passo largo, 5min para a partida e a plataforma ainda fica longe.
Quando cheguei, já lá estava o sr comboio... 15min de viagem até próxima paragem... Maassluis!!!
Ainda estava eu no quentinho do comboio, e já tinha avistado a X e o R á minha espera.
Aiiii que bom!!! Que saudades, que lufada de ar...hmmmm e falar português, português e mais português :)

Cheguei na hora de almoço, demos uma voltinha por Maassluis, no centro, porto, os canais... é uma terra típica e simpática, sem grande confusão. Gostei! Tendo em conta que está tão próxima de grandes cidades, acho um sitio bem bonito para a minha amiga X viver. Se por um lado tem a calmaria e o típico da Holanda,  por outro está a poucos minutos da agitação cosmopolita.
O almocinho foi preparado pelo R... sopinha à  portuguesa, confeccionada por mãos holandesas... devo dizer que soube a comida da mamã :) mnhã mnhã

Aqui está a imagem do Furie, o rebocador mais importante da Holanda, e da Gemmente de Massluis.


O dia continuou por um passeio em Delft. ADOREI!!!
Aconselho a todos uma visita a esta cidade.
Centro dos mais antigos do país, já aparecendo mencionado em 1062, Delft foi palco, em 1584, do assassinato do stathouder Guilherme I o Taciturno, por um fanático católico.
Cidade berço de Vermeer (O segundo pintor neerlandês mais famoso do século XVII nasceu e viveu toda a sua vida nesta cidade), cidade da faiança típica (Porcelana típica azul e de outras cores de inspirações italianas e orientais. A porcelana 100% pintada à mão é sempre acompanhada de um certificado com o número da peça, e como devem calcular... com um preço cheio de números). Cheia de pequenos canais, com casas sobre a água, com uma grande praça central cheia de esplanadas, com 2 grandes igrejas muito antigas, na Oudkerk, estão sepultados membros da realeza holandesa e o pintor Vermeer e na  Nieuw Kerk, está o belo mausoléu de Taciturno, antiga igreja de Santa Úrsula, hoje transformada em templo protestante, onde se ergueu também o túmulo de Hugo Grotius.

Oud Delft e a sua Oud Kerk

As casas sobre a água e um lindo atelier/escola de pintura (acho as portas sobre a água o máximo)

 Museu Vermeer  (com a "Menina do brinco de pérola" em destaque) e a Nieuw Kerk
                                                  

Adoro a Janneke :) e a mega soca na praça central rodeada de lojas de souvenirs.

Musica a animar o Kerk Market e uma vista sobre o canal com a Oud Kerk ao fundo.

Foi um dia muito bem passado!!! Com uma jantarada Gourmet, e uma saídinha pelos pubs de Maassluis.
Definitivamente, a repetir muito em breve! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário