De malas feitas...

Pois é, chegou o dia.

As malas estão prontas e espero não me esquecer de nada importante. Cá vou eu, dar o salto para uma nova vida. A fazer figas e só com um pensamento... Tudo vai correr bem!

É assim que fecho a porta de uma etapa da minha vida e abro as asas no caminho de outra.

Vamos a isso, sem medos. Quem não arrisca nunca saberá!


10 de março de 2012

Utrecht met Xaninha ;)

Mais um sábado de passeio turistico/cultural. E que bom que foi (aliás, como sempre). Ter como companhia a minha miguita e com o mesmo gosto por museus, curiosidades, fotografia e principalmente, palminhar todos os cantinhos da cidade... sabe mesmo mesmo bem.
Este mês a escolha foi Utrecht, e.... ADOREI!!! A cidade cheira a arte, cheia de vida (mas sem stress), praças com esplanadas, ruas cheias de lojas, igrejas, monumentos, canais, etc etc... muito bom. Recomendo!!!


Sendo um centro universitário (a Universidade de Utrecht é uma das maiores e mais antigas do país), a cidade é dominada por estudantes e, assim, tem muita gente jovem. Também é lar de artistas de todos os estilos, com um mix cultural que inclui até um passado medieval. (Se o motivo da deslocação a Utrecht for arte, venham visitar a cidade em Novembro, quando ocorre a temporada de exposições.)
É uma cidade cheia de charme por causa de seu centro histórico e o velho canal (Oudegracht). E se forem no inicio da primavera (como foi o nosso caso), mais charmosa se torna, com o despertar de cores em todos os cantinhos, janelas, vasinhos, etc.

Utrecht tem, sem duvida, um centro histórico invejável, a cidade parece um museu a céu aberto, devido ao grande número de igrejas e monumentos medievais. A torre gótica Dontoren, a mais alta do país com 112 metros, é um deles. Construída em 1382, faz, ou melhor, fez parte, da secular catedral Domkerkpor.

Pela sua história e com canais e pontes datados do séc XIV, a cidade convida a passeios.
A Domplein é a praça principal, desta saem as avenidas onde se pode explorar lojas, cafés, restaurantes, galerias e prédios antigos.


Como foi apenas uma dia de passeio, não deu para muita coisa.
Visitámos o Centraal Museum, cheio de obras importantes (como alguns quadros de Caravaggio, salas com arte moderna, salas com os rascunhos e desenhos para as moedas holandesas, a sala da musica dos anos 60 (AMEIIIII), e supostamente deveria existir a sala do Rietveld... mas estava vazia :(. Ok, no problem... we'll go there another day ;).
Mas a visita a este museu, tinha como objectivo ir ver a casa do Dick Bruna, o pai da fofinha Miffy 




 Tirando os papás que acompanhavam as criancinhas... nós éramos as criancinhas mais crescidas dentro da casa, a ouvir histórias, a ver os livros... dos mais antigos aos mais recentes (e tantos em português :D), uma breve passagem fotográfica pela vida do Sr., jogos, desenhos e actividades infantis... muito giro. Muito mesmo! E devo dizer, que a Xaninha não andava, flutuava!!! Recuou no tempo... eheheh, mesmo mesmo giro!


Depois disto, seguimos para o Spoorwegmuseum (museu dos comboios), mas depois de 5 minutos, decidimos que teria de ficar para uma próxima visita... tão grande que é, que não tivemos tempo para mais do que algumas carruagens. Nem sei se posso chamar de museu... é um espaço enorme, cheio de carruagens, carros, publicidade, malas de viagem, mobiliário, bilhetes, e tudo tudo o que se pode encontrar numa estação de comboio, mas depois também tem o café, lojas, teatro, muitos mini comboios eléctricos (que os meus sobrinhos e o meu pai ;), iam adorar)... é um mundo ainda por descobrir!
E assim... saímos para um passeio e "lojar" pelas montras coloridas e chamativas da primavera.
Acabámos o dia cultural com uma visita muito rápida ao Museum Speelklok. Quando vi o nome deste museu, fiquei animada com os relógios, brinquedos, etc...mas depois descobri que é de carros de musica (carrilhões?!?!?), ainda muito usados por aqui, nas festas, feiras, mercados e praças típicas e animadas. Confesso que esperava muito mais deste museu. Na minha opinião, é engraçado mas não muito interessante. 


E se assim concluímos o passeio cultural, já o turístico acabou numa charmosa esplanada a beber um capuccino... hmmmmmmmmm 


E como sempre, acabo estes dias super cansada, mas muito feliz. 
Adorei!!!































1 comentário:

  1. Minha Pat de Leeuwarden,
    eu é que agradeço a tua companhia! É de facto uma felicidade quando encontramos amigos que alinham tão perfeitamente nos verdadeiros banhos de cultura que temos tido! Obrigada e, de novo, AMEI!
    X

    ResponderEliminar