De malas feitas...

Pois é, chegou o dia.

As malas estão prontas e espero não me esquecer de nada importante. Cá vou eu, dar o salto para uma nova vida. A fazer figas e só com um pensamento... Tudo vai correr bem!

É assim que fecho a porta de uma etapa da minha vida e abro as asas no caminho de outra.

Vamos a isso, sem medos. Quem não arrisca nunca saberá!


18 de novembro de 2012

Sinterklaas e o mercadinho

Ontem foi dia de ver a chegada do Sinterklaas...
O ano passado falei nele, mas nunca é demais lembrar esta tradição típica holandesa.

Muito resumidamente...
O Sinterklaas (conhecido em Portugal, como São Nicolau), chega de navio á Holanda em meados de Novembro, tem como ajudantes negros (zwarte Pieten) salvos da escravatura, que em gratidão se oferecem para o ajudar nesta viagem, depois, travessa as terras holandesas no seu cavalo branco. 
A lenda conta, que este Senhor, traz doces e prendinhas (pepernoten, letras de chocolate, etc)  para as crianças, e que na noite de 5 para 6 de Dezembro, desce pelas chaminés para os deixar nas meias penduradas pelas crianças que se portaram bem.
Diz-se que o Pai Natal, descende desta lenda holandesa, visto que Nova Iorque foi colonizado pela Holanda. E as parecenças são muitas...

Este ano, fui pela 1ª vez, ver a sua chegada a Leeuwarden... adorei, confesso!
Mas, também confesso, que tive de dar largas á imaginação, para diminuir as falhas de "logística"... pois bem, ele chega de barco, até aqui tudo bem, e percorre a cidade num cavalo branco... hmmm, o cavalo devia tar doente, e o Senhor tão velhinho, que aqui fez de charrete puxada por 2 cavalos pretos... pois...
Mas pronto, foi engraçado ver os zwarte Pieten a dançar e a distribuir pepernoten, e o Sinterklaas a cumprimentar tudo e todos. E claro, que o momento ficou registado. :P








Hoje, foi dia de mercadinho.... e não correu lá muito bem :(
Não tive sorte no mercado... muita gente, mas tudo direitinho ás coisas em 2ª mão. Muito poucos pararam para ver as bancas de coisas novas...
Que eles são loucos por 2ª mão e velharias, não é novidade, que fecham a carteira a cadeado, também não é novidade, e quando a isto se junta, um mercado de clientes "vindos do campo" ainda de soca de madeira nos pés (isto é real amigos!) suja de lama, e a crise...uiiiiiii... é vê-los fugir!
Estou cansada, doi-me tudo e preciso de dormir umas 14 horas para repor estes dias de trabalho intenso para a preparação, mas a experiência é sempre boa, e lá estarei para o próximo! E mercados de artesanato e de Natal, de rua, vou inscrever-me para todos. Acho que nesses me safo melhor... tirando o frioooo... brrrrr (termo de chá e botija de água quente...ehehhe)

Para a próxima será melhor! De certeza!!!

1 comentário:

  1. Olá cara compatriota, também este ano notei a pouca vontade nos mercados e até também nas comemorações do Sinterklaas. Será da crise?

    ResponderEliminar