De malas feitas...

Pois é, chegou o dia.

As malas estão prontas e espero não me esquecer de nada importante. Cá vou eu, dar o salto para uma nova vida. A fazer figas e só com um pensamento... Tudo vai correr bem!

É assim que fecho a porta de uma etapa da minha vida e abro as asas no caminho de outra.

Vamos a isso, sem medos. Quem não arrisca nunca saberá!


9 de novembro de 2012

São Martinho / Sint Maarten

É verdade, hoje vou falar-vos das diferenças gigantescas entre o São Martinho em Portugal e o Sint Maarten na Holanda.

O ano passado fui apanhada de surpresa, pois nunca ninguém me tinha explicado o que acontecia por estas bandas na noite de São Martinho... Este ano, não me escapam!!! E como esta é uma casa com muito cheirinho português, vamos fazer mais um mix cultural.

Para perceberem, o porquê deste mix, passo a explicar as diferenças.
Enquanto em Portugal, na noite de São Martinho, se come castanhas, prova-se o vinho novo, e junta-se tudo á mesa numa grande cavaqueira (e nas aldeias, ainda se vive o ir de adega a adega, como nos velhos tempos). Por aqui, tudo o que é criança, que passou os dias anteriores a fazer e a decorar lanternas de papel, vão de porta em porta, cantar a musica do Sint Maarten e pedir a dita e gulosa recompensa... rebuçados, gomas, chocolates, etc (um pouco como o nosso "Pão por Deus").

Assim, este ano, juntam-se amigos á mesa, com a bela da castanha assada, pena que não água-pé... mas faz-se o que se pode, e deixa-se o saco das guloseimas perto da porta, á espera das visitinhas cantantes :).
E assim, entre linhas e agulhas, bonecos e bolinhas (que ando bem atarefada com os mercadinhos que se seguem), faz-se um belo jantar e convive-se com amigos portugueses e holandeses.
hihihihih... nunca mais é dia 11!!!

Aqui vos deixo a musica que os pequenotes cantam, e uma historinha (só para quem percebe esta lingua manhosa :P).

Beijinhos


http://www.youtube.com/watch?v=EmBu0BEihQo&feature=share&list=PL9065C3B284D0F43F


http://youtu.be/8JCV-FoUKDA




1 comentário:

  1. Olá Patrícia. É com gosto que visito o seu cantinho e constato o link para o blog Portugueses na Holanda. Obrigado por seguir o blog e partilhar com outros as minhas palavras. Tudo de bom e sucesso nos seus objectivos.

    ResponderEliminar