Todos os anos, em 4 de maio, às 20:00h, os holandeses fazem 2 minutos de silêncio para relembrar as vítimas das guerras. O que nos leva a uma outra palavra, dodenherdenking, que significa lembrança, recordação dos mortos.
O assunto é levado muito a sério e vê-se bandeiras a meia haste em quase todas as ruas. Até mesmo os comboios e autocarros param em respeito à tradição. Para se ter uma ideia do impacto e da presença da guerra no país, existem mais de 3.400 monumentos holandeses relacionados com a guerra, dentro e fora do país. O assunto faz parte da história e se reflete na cultura e em vários aspectos da sociedade.
Na Praça Dam em Amesterdão, acontece uma cerimônia com a presença da família Real, políticos e veteranos de guerra, coroas de flores são deixadas no Monumento Nacional (Memorial dos Mortos), construído para essa finalidade e inaugurado em 1956.
Bevrijdingsdag
5 de maio é o Dia da Libertação, quando se comemora, na Holanda desde 1945, o fim da ocupação nazista. É um dia de festa, mas também um dia de conscientização da importância da liberdade. Em vários lugares, em todo o país acontecem festivais de música, debates e exibição de filmes. Em Amesterdão acontece um grande evento com vários shows, conhecido como o concerto de 5 de maio.
_________________________________________________________________________________
E foi agora mesmo que tudo parou e o silencio se instalou por 2 min...